quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
CIOSP 2014 teve a presença de Jo E. Frencken, da Holanda
Jo E. Frencken iniciou sua aula dizendo que devemos fazer de tudo para mantermos os dentes saudáveis, por toda a vida, e que toda criança deveria ter uma boca saudável.
Ele é totalmente a favor da prevenção e da odontologia de mínima intervenção, evitando reparos de grande extensão. Com essa odontologia conservadora é possível, muitas vezes, realizar o tratamento sem a necessidade da criança tomar anestesia.
Para evitarmos que a criança desenvolva cárie é preciso um diagnóstico adequado do risco de cárie, para adotarmos as medidas preventivas adequadas. Com essas medidas não há como a cárie se desenvolver. É preciso educar a população sobre a importância da prevenção. É preciso capacitar os pais para que ajudem seus filhos com uma boa higiene bucal e com cuidados com a alimentação.
Ele ressalta que ainda há muito trabalho a ser feito, pois muitos colegas ainda acreditam e confiam apenas na remoção com brocas e grande desgaste do dente. “Hoje em dia queremos colocar o uso do ‘motorzinho’ (alta rotação) em 2º lugar”, ressaltou.
E mais uma vez, a mensagem é que a prevenção é a solução. Devemos todos dar ênfase a ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Ana, entrei por acaso... rsrsrrs... muito bom o que você escreve.
ResponderExcluirparabéns, abraços, Paulo Rédua
Olá Paulo,
ExcluirEu vi seu recado somente hj. rsrsrsrsr. Agradeço o elogio. Fiquei muito feliz, pois vc faz parte das minhas referências na odontopediatria. Parabéns a vc pelo excelente profissional e também pela atuação na ABO. abraços , Ana Rosa