segunda-feira, 26 de agosto de 2013
O fio dental é fundamental
A escovação mecânica não é suficiente para a limpeza de determinadas superfícies dos dentes. Para a remoção do biofilme (placa dental - restos de alimentos) que se acumulam nas superfícies interdentais (entre um dente e outro) o fio dental é altamente eficaz. Mesmo que a criança possua os dentinhos bem separados, deve ser utilizado o fio, pois o biofilme se acumula da mesma forma.
Muitas vezes recebo, em meu consultório, crianças com cáries profundas entre um dente e outro e até mesmo com a necessidade de realizar tratamento de canal. Os responsáveis relatam escovarem os dentes da criança diariamente, e não entendem como o filho desenvolveu a cárie nesta região. É justamente pela falta do uso diário do fio dental.
O odontopediatra é o profissional certo para auxiliar pais e responsáveis no tocante a higiene da boca da criança, seja quanto à escovação ou maneira correta de usar o fio dental. Procure um profissional da sua confiança para ajudá-lo. As crianças menores não têm coordenação motora para passarem o fio adequadamente, e a responsabilidade deve ser assumida por um adulto.
Até os 10 anos, pelo menos uma vez ao dia, um responsável deve supervisionar a higiene bucal da criança, preferencialmente na última escovação. Sei que muitas vezes é cansativo e trabalhoso, mas se quisermos que nossos filhos cresçam com saúde bucal é necessário reservarmos um tempo diário para ajudá-los na higienização. O tempo irá mostra como esses minutinhos foram fundamentais para uma geração sem cáries.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário