domingo, 15 de maio de 2011

Pasta de dentes com flúor ou sem flúor???

Todos sabem da importância do flúor no controle da cárie dentária. O flúor foi introduzido na água, nos alimentos, nos produtos de higiene bucal e foi ficando difícil controlar a quantidade diária que cada criança ingeria de flúor.
Começaram aparecer casos de fluorose dentária no consultório: manchas brancas que aparecem nos dentes permanentes devido ao excesso de flúor. Devo ressaltar que nem toda mancha branca nos dentes permanentes é fluorose. Apenas o dentista poderá diagnosticar. Conseguimos diminuir o risco de cárie, mas surgiu uma nova batalha. Como diminuir a FLUOROSE?
Alguns pesquisadores da época relataram a importância do uso da pasta sem flúor em crianças que não conseguiam cuspir toda a pasta, e assim controlarmos a fluorose. Desta forma usaríamos o flúor tópico com supervisão do dentista para controle da cárie dentária. Nesse ponto temos outra indagação: todo flúor causa fluorose? Não, somente o flúor que é ingerido pela criança. O flúor que é passado tópico não é prejudicial.
Algumas pesquisas nos mostram que o uso de dentifrícios fluoretados antes dos 2 anos de idade é responsável por 72% DOS CASOS DE FLUOROSE EM DENTES PERMANENTES. Como sabemos que o flúor é importante na prevenção da cárie dentária alguns pesquisadores desenvolveram uma pasta de dente para crianças com uma concentração de flúor menor que não causaria a fluorose. Por um tempo essa foi à indicação de alguns profissionais.
Hoje, de acordo com pesquisas desenvolvidas pelo Porf. Dr. Jaime Cury, para o combate da cárie dentária a pasta sem flúor e esta pasta com baixa concentração de flúor (500ppm de flúor) não seriam eficientes. Ele diz em seus relatos, que os pais devem usar a pasta de dente com flúor (1000-1100 ppm de flúor) e não podem deixar que seus filhos engulam a pasta. Deve–se colocar uma quantidade pequena de pasta (grão de arroz) e ensinar a criança a cuspir. O problema, portanto, não é a concentração do flúor no creme dental, mas a ingestão de grandes quantidades de flúor. Por isso, para diminuir o risco de fluorose, o estudo recomenda a utilização de pequenas quantidades dos cremes dentais convencionais.
No meu dia a dia, como mãe e profissional, aconselho o uso da pasta de dente sem flúor até que a criança passe da idade com maior risco de fluorose, e que já entenda que não se deve engolir a pasta de dente. Para que a criança não fique desprovida do benefício anticárie do flúor, aconselho que sejam feitas aplicações de flúor tópicas pelo odontopediatra. Ressalto aqui que a criança não deve ficar sem nenhum tipo de flúor. Por que essa minha conduta?
Como mãe, retornei ao trabalho algum tempo após o nascimento do meu filho e ele muitas vezes realizava a escovação com outras pessoas (babá avós ou na escola). Desta forma, eu não teria como saber se todas as pessoas teriam os cuidados necessários para que meu filho não estivesse engolindo a pasta de dente. Além disso, meu filho mamava durante á noite e eu realizava a escovação com ele dormindo, e o mesmo acontecia quando chegávamos com ele já dormindo em casa. Portanto, usei a pasta sem flúor até que ele aprendeu a não engolir a pasta, e sempre apliquei o flúor tópico para suprir a falta do flúor na pasta de dente.
O que é muito importante saber é que o flúor e o selante auxiliam no combate a cárie, mas não adianta se não tivermos uma boa escovação e usarmos o fio dental. O que realmente irá remover a placa bacteriana são a escova e o fio dental. As crianças que chegam ao consultório com grandes quantidades de cáries, geralmente são aquelas que os pais não conseguem realizar uma boa higiene bucal. Às vezes, desistem com o choro da criança, ou eles próprios não têm o hábito de realizarem uma higiene bucal satisfatória, ou até mesmo devido a jornada de trabalho diária chegam a casa sem estímulo para isso.
Devido ao alto risco de cárie, essas crianças seriam as que mais precisariam da pasta com flúor para ajudar a combater a cárie. Mas é muito complicado conscientizar esses pais a supervisionarem a escovação de seu filho para que eles não engulam a pasta de dente, já que a presença de cáries é justamente pela sua falta de cuidado com a higiene bucal da criança.
Se quisermos nossos filhos crescendo sem cáries é preciso assumir nossa responsabilidade como pais e nos conscientizarmos da importância de uma boa higiene bucal. Como disse a Professora Doutora Flávia Konishi: “Nenhum especialista pode fazer mais para uma criança do que seus pais.”

RESUMINDO
- O problema, portanto, não é a concentração do flúor no creme dental, mas a ingestão de grandes quantidades de flúor que pode ser a contida no creme dental, na água de abastecimento e alimentos. Por isso, para diminuir o risco de fluorose, o estudo recomenda a utilização de pequenas quantidades dos cremes dentais convencionais.

- Ás vezes o que o dentista do seu vizinho passou, não é o mesmo procedimento adotado pelo odontopediatra do seu filho. Existem linhas de pensamento diferentes quanto ao tipo de pasta, ao uso do flúor no consultório, mas todas elas caminham para um mesmo resultado: Gerações sem cáries.

- Devemos lembrar sempre, que o mais importante é a realização de uma boa escovação e o uso do fio dental para remoção da placa bacteriana.

3 comentários:

  1. O que vc acha da pasta sem Fluor com aloe vera?

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Com relação a pasta sem flúor e com Aloe Vera existem relatos feitos através de pesquisas realizadas para estudar todos os benefícios trazidos por esta pasta. Se vc quiser posso estar enviando maiores detalhes.Com relação ao uso em crianças, na minha opinião ela pode ser usada , mas sempre com a complementação de flúor adequada para criança. Ressalto, que o Odontopediatra estará avaliando a necessidade desta complementação. A concentração do flúor pode variar de criança para criança devido ao risco de cárie, dieta e higiene.
    Abraços,
    Ana Rosa

    ResponderExcluir
  3. adultos também não devem usar fluor....é um veneno, restos de fosfato
    afetam glandula pineal.....ossos e cia....
    me lembro que usava propomalva com fluoreto, um dente se quebrou,outros viviam escuros, com tártaro ...melhor usar combinação de malva, bicarbonato de sódio, aloe vera....

    ResponderExcluir