- A primeira visita ao dentista deve acontecer antes da erupção do primeiro dentinho. No consultório, os pais são orientados para a conduta correta, que fará os dentes de leite nascerem em um ambiente saudável. A partir dos primeiros dentinhos, a criança deve começar a frequentar o consultório para se acostumar com o ambiente.
- Aos pais cabe supervisionar a limpeza dos dentes dos seus filhos. Especialmente, a última escovação do dia. Apesar dos dentes de leite serem temporários eles têm sua função e devem ser preservados. Os pais precisam estar conscientes sobre isso, e evitar que seus filhos sintam dor, e só depois procurarem o cirurgião-dentista.
- As gestantes devem receber orientação sobre dieta, escovação, uso do fio dental, bochechos, flúor, higiene oral do bebê e importância da amamentação.
- Para os recém-nascidos o leite materno é de grande importância, e a sucção do seio criará hábitos corretos de engolir.Após a amamentação, a boquinha do bebê deve ser higienizada, com uma gaze úmida. Não passe mel ou açúcar nas chupetas e bicos de mamadeiras. Evite dar água ou chá adoçados.
- Quando nasce o primeiro dente a mãe deve higienizá-lo com escova adequada, gaze ou fralda umedecida. Quando chegar o segundo, passe o fio dental entre eles. À medida que a criança cresce, ela deve adquirir o hábito de escovar seus próprios dentes. Os adultos devem escovar os dentes na presença da criança, que deve ter uma escova nas mãos, e terá vontade de imitá-los.
- Os doces devem ser evitados, principalmente entre as refeições. A frequência de ingestão é um dos fatores determinantes da cárie.
- A prevenção se dá através da alimentação adequada, higienização, flúor (sob orientação do dentista), selantes (eficaz na redução da cárie oclusal), e visita regular ao dentista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário