O controle da cárie dental representa, na atualidade, o grande desafio da Odontologia. Há vários métodos já comprovados para o controle das cáries, como a higiene bucal e a dieta, o flúor e aplicação do selante.
Os selantes são materiais resinosos transparentes, brancos ou matizados que são usados para preencher as superfícies rugosas (sulcos e fissuras) dos dentes posteriores (pré-molares e molares), que usamos para mastigar os alimentos, promovendo a sua proteção. O selante age como uma barreira, uma película protetora que facilita a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduzindo o risco dessas superfícies desenvolverem cárie.
Devo ressaltar que ele protege apenas a superfície de mastigação, entre um dente e o outro (superfície proximal) devemos usar o fio dental e o flúor para prevenirmos a cárie, por enquanto, pois já estão sendo feitos alguns testes em novos materiais para serem usados nestas superfícies.
O selante quando aplicado não necessita de desgaste do dente e por ser uma película fina não irá interferir na oclusão do paciente. Mas todo dente precisa de aplicação de selantes?
a) Os selantes podem ser aplicados tanto nos dentes decíduos (dentes de leite ), como nos permanentes, especialmente naqueles recém erupcionados. O odontopediatra irá avaliar a necessidade da aplicação de acordo com a profundidade do sulco presente no dente, a dieta e higiene bucal do paciente e o risco de cárie;
b) O selante não substitui o flúor e a higiene bucal, ele é um complemento na prevenção da cárie dentária. O flúor ajuda no combate da cárie dentária, mas é menos efetivo nas superfícies rugosas dos dentes, o mesmo acontece com a escova dental que não consegue alcançar os sulcos profundos, local este que aplicamos o selante e ele é eficiente.
Qual a durabilidade do selante?
Devido a nossa mastigação pode haver a necessidade de retoque ou reaplicação. As crianças que começam a apresentar bruxismo (ranger os dentes) depois da aplicação do selante devem fazer um controle mais severo, pois devido ao bruxismo, pode haver um desgaste maior ou até mesmo a queda do selante. Por tudo isso HÁ NECESSIDADE DE VERIFICAÇÃO PERÍODICA e o odontopediatra irá determinar se há ou não necessidade de reaplicação para manter o efeito protetor do selante.
Como são aplicados os selantes?
Leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado. Primeiro, o dente que vai ser selado deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.
Para obtermos ótimos resultados a prevenção odontológica deve ser feita utilizando todos os métodos preventivos, e o dentista de seu filho irá determinar de acordo com a incidência de cárie, os cuidados de higiene bucal e a dieta o melhor programa preventivo. Esse programa pode variar de criança para criança e também de profissional para profissional, mas sempre lembrando que todos chegam ao mesmo resultado com a ajuda dos pais em casa : GERAÇÃO SEM CÁRIES.
IMPORTANTE: Alguns pais, às vezes, chegam ao consultório vindo de outros profissionais, e quando relatamos a presença de cárie nas proximais em algum dente posterior eles relatam terem feito selante e acusam o profissional de terem deixado cárie por baixo. O que a maioria deles não sabe é que o selante não protege o dente na região proximal (entre um dente e o outro) e somente o flúor, e principalmente, o FIO DENTAL é que fará esta proteção. A cárie na realidade começou neste local por falta de uma boa higiene bucal e foi avançando para as outras regiões. O local íntegro que foi selado não terá cárie, mas ela pode chegar por baixo do selante vindo da região proximal.
Portanto, é fundamental, como sempre falo os pais assumirem seu papel em casa com relação à saúde bucal do seu filho. Podemos usar o selante, o flúor, mas se a criança não tiver uma boa escovação, não usar o fio dental diariamente esses materiais preventivos não serão suficientes.
Relembrando a frase de Selma Horita : “Nós profissionais, somos os dentistas temporários. Os pais são os dentistas permanentes de seus filhos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário