Prof. Dr. Marcelo Bönecker, presidente do Capítulo Brasil da Aliança para um Futuro Livre de Cárie e Professor Titular da Disciplina de Odontopediatria, da USP.
Como odontopediatra e defensora da prevenção para conseguirmos uma geração sem cárie, fiquei muito feliz quando soube da existência da “Aliança para um Futuro Livre da Cárie” e, ainda mais, pelo o Brasil estar apoiando e fazendo parte.
Durante o 24° Congresso Brasileiro de Odontopediatria, o Dr. Paulo Rédua, presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria, fez uma explanação para que todos pudessem participar e divulgar a Aliança. No Brasil, o presidente do movimento é Prof. Dr. Marcelo Bönecker.
Todos que se juntam a Aliança têm um compromisso coletivo de agir e aumentar a importância da prevenção e manejo da cárie, como uma questão de saúde global.
“A Aliança para um Futuro Livre de Cárie é a união de um grupo mundial de experts para promover ações clínicas e de saúde pública integradas, a fim de impedir a instalação e progressão da cárie, com o intuito de avançar para um Futuro Livre de Cárie em todas as faixas etárias da população. Acima de tudo, o grupo acredita que a ação global colaborativa é necessária para desafiar os líderes globais e outros interessados a aprender a importância da cárie como uma doença evolutiva, e a participar de ações que forneçam abrangente prevenção e manejo da cárie, que possa influenciar positivamente no problema. Ao trabalhar em uma escala global, regional e local, a Aliança desafia essas partes interessadas a impedir a cárie agora, e obter um Futuro Livre de Cárie.”
Essa ação deve:
- garantir que a prevenção com estratégias de fluoreto apropriadas esteja em vigor; e
- promover o controle preventivo das lesões iniciais da cárie através da educação, para mudar o comportamento humano e o uso das tecnologias apropriadas, com base em evidências.
Objetivos
* Em 2015, 90% das faculdades de odontologia e associações odontológicas terão adotado e promovido a “nova” abordagem de “cárie como continuum” para melhorar a prevenção e gestão da cárie dentária.
* Em 2020, os membros regionais da Aliança para um Futuro Livre de Cárie deverão estar integrados atuando localmente na implantação da prevenção, manejo e monitoramento adequados.
* Todas as crianças nascidas a partir de 2026 devem estar livres da cárie durante toda a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário