segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Halitose infantil

A halitose é um sinal de que algo no organismo não vai bem e que existe um desequilíbrio que deve ser identificado e tratado. Pode ser decorrente de problemas dentários, sobretudo infecções da gengiva ou cáries extensas, má higiene bucal, problemas otorrinolaringológicos como amigdalite, sinusite, rinite e caseum nas amígdalas. Alguns hábitos alimentares, como ingestão de alho e cebola (contém substâncias que são eliminadas pela respiração) e também podem estar associados a doenças que são menos frequentes: doença hepática crônica, diabetes, doenças do trato respiratório e digestivo, abscessos pulmonares, além de dietas inadequadas.

O estresse, a alimentação inadequada, a higiene deficiente (principalmente a falta de escovação da língua), normalmente ligada ao descuido dos pais ou responsáveis, são as maiores causas do mau hálito infantil junto com problemas das vias respiratórias. Outro fator que tenho visto muito na clínica infantil é o caseum nas amigdalas. O Caseum (material caseoso) nas amígdalas é comum e muitos pais o confundem com placa de pus.

A AMÍGDALA é irregular e contém pequenos espaços, que são chamados de CRIPTAS. Esses espaços podem ser preenchidos com uma massinha branca (caseum, que significa "queijo") que forma bolinhas com odor muito fétido. Esse caseum é resultado de acúmulo de células mortas e outros componentes sequestrados da alimentação. Alem do mau hálito, o caseum produz uma irritação na amígdala e pode facilitar uma infecção.

Muitos acreditam que o mau hálito tem origem em problemas estomacais, mas 90% dos casos têm origem na boca. Na odontopediatra, removidas as causa odontológicas, as causas mais comuns estão associadas a doenças recentes, como sinusite, infecção de garganta com febre e placas de pus. Com a melhora da doença se percebe a melhora no hálito.

Algumas crianças tem mau hálito de longa duração que podem estar associados a sinusite crônica, rinite perene e o acúmulo de Caseum na amígdalas. As crianças com dificuldade de respirar pelo nariz dormem de boca aberta. Assim ocorrerá o ressecamento da boca por maior evaporação e menor retenção de saliva, aumentando o poder de fermentação das bactérias da flora normal e ainda o ar, que deveria passar pelo filtro do nariz, passa pela boca trazendo mais bactérias. As próprias secreções dos seios da face e das fossas nasais já são uma causa de mau hálito.

As crianças que usam aparelho ortodôntico devem fazer higiene diária deste aparelho para evitar que o aparelho cause mau hálito. Não podemos deixar de mencionar que algumas pessoas acreditam que usar enxaguatórios bucais resolvem o problema. O que muitos não sabem é que os enxaguatórios bucais que contem álcool aumentam o mau hálito. O que ocorre é que o álcool contido nestes produtos, provocam a halitose, por promover um ressecamento na mucosa bucal (lábios e bochechas), que irá descamar devido a este ressecamento, soltando minúsculos pedacinhos de pele, que serão degradados pelas bactérias proteolíticas. Neste processo de decomposição irão ser liberados gases derivados do enxofre, que são os gases que causam o odor desagradável.

O mau hálito também pode ser de origem emocional, desencadeado pelo estresse. As alterações mais observadas nas pessoas possuidoras de mau hálito por estresse é a diminuição do fluxo salivar (xerostomia), a hipoglicemia e a higiene bucal ineficiente.

3 comentários:

  1. VEJA LIVRO GRÁTIS:
    Método Natural para Acabar Definitivamente com o Mau Hálito em 3 Dias! Sem Remédios Sem contra-indicações 100% Garantido!
    "Aprenda como curar o mau hálito em menos de 72 horas

    http://planetadoslivros.com.br/news/mal-halito-tratamento-halitose/

    ResponderExcluir
  2. Então eu msm faço a higene bucal da minha neta ,escovo os dentes dela raspo a lingua dela uso o enxaguante bucal maus não adianta ela ate soltas os caseos mais o cheiro não para

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha de 6 anos está soltando muitos cáseos e o mau hálito está forte.
      Faço gargarejo com água e sal.
      Limpo língua..mas ela expele e não pára de criar...abre a boca e lá estão as bolinhas e não sei o que fazer.

      Excluir