Os dentes decíduos, conhecidos popularmente por dentes de leite por serem branquinhos, é nossa primeira dentição. Ela já esta em formação desde a vida intrauterina e os dentes começam a erupcionar por volta dos seis meses de vida.
Normalmente, aos três anos de idade, a criança terá um total de 20 dentinhos na boca. Mesmo sendo temporários, os dentinhos de leite necessitam de cuidados. É necessário realizar a escovação, usar o fio dental e fazer visita ao consultório do dentista, para receber todos os cuidados necessários e evitar que apareçam cáries.
Muitos pais acham desnecessário o cuidado com essa dentição, mas é de fundamental importância. Alguns acreditam que o dentinho de leite não dói se tiver com cárie, e que não é preciso realizar tratamento de canal. Mas um dente de leite pode doer por estar cariado e também pode ser necessário realizar o tratamento de canal.
Os dentinhos decíduos têm sua importância:
1 - Servem de guia para os dentes permanentes nascerem na posição correta.
2 - Mantém o espaço para o dente permanente.
3 - Estimulam o crescimento em altura do osso que sustenta os dentes.
4 - São importantes no corte e para correta mastigação, ajudando para boa digestão dos alimentos.
5 - Para estética - a maioria das crianças que possuem dentes destruídos se acham diferentes das demais e apresentam um sorriso fechado.
6 - Para articulação das palavras.
7 - Para evitar problemas ortodônticos.
Quando uma criança chega ao consultório com dor e necessidade de realizar um tratamento de canal é muito mais difícil seu condicionamento. Teremos um tratamento mais oneroso e que poderia ser evitado realizando a prevenção odontológica. A prevenção odontológica é sempre uma atitude inteligente.
Mais informações: (17) 3234-3809
Nenhum comentário:
Postar um comentário