Adoro trabalhar com criança, por isso optei pela odontopediatria. Atuo na área desde 1992. No início realizava tratamentos restauradores em crianças e adultos, mas com o tempo deixei os adultos. Na verdade, não deixei completamente, pois muitas crianças que começaram comigo fazendo prevenção, hoje, já adultos, continuam sendo atendidos no mesmo segmento. Se tornaram adultos conscientes em relação à saúde bucal e são exemplos de que a prevenção é o futuro da odontologia, sendo fundamental para uma geração sem cáries.
Essa é minha grande realização. Ver a criança condicionada e consciente. Cada pequeno que coloca toda a sua confiança no meu modo de trabalho, e chega à fase adulta sem cáries.
Além de trabalhar com crianças, alguns odontopediatras começam a realizar um trabalho com a gestante, pois orienta-se as mães para os cuidados que deverá ter com seus filhos, para que cresçam sem doença cárie.
Esse é o nosso maior desafio, conscientizar os responsáveis da importância da prevenção odontológica, já que muitos pais acham ser um gasto desnecessário e não imaginam que a prevenção é o melhor que podemos oferecer para nossos filhos.
Hoje, com a divulgação na mídia, posso observar um aumento muito grande de pais procurando o odontopediatra para prevenção. Mas ainda precisamos divulgar a importância deste profissional para a saúde bucal da criança, e falar sobre todos os benefícios das visitas regulares ao consultório, desde bebê, e o que a falta desses cuidados pode ocasionar para a criança.
Infelizmente ainda chega ao meu consultório bebês com alto risco de cárie e que muitas vezes precisam realizar tratamento de canal no dentinho de leite. Fico angustiada a cada criança que chega em situação bucal precária. É tão simples prevenir, menos oneroso, doloroso e muito mais saudável.
Mesmo ainda vendo situações que poderiam ter sido evitadas, nesses anos de trabalho vi muitos mais pais aderindo e confiando na prevenção como fator fundamental para saúde bucal. Os pesquisadores estão sempre nos trazendo novas técnicas e materiais, por isso a necessidade de estarmos sempre nos atualizando, para que o nosso paciente tenha o que há de melhor e mais atual na odontologia.
Prevenção
O trabalho de prevenção, para se chegar a fase adulta sem cáries, deve ter início ainda na gestação da futura mamãe. Isso facilita muito os cuidados com a saúde bucal do bebê. A criança deve começará a frequentar o consultório a partir da erupção do primeiro dentinho.
Os pais recebem orientação em relação à higiene bucal correta, cuidados com alimentação, orientações para o desenvolvimento correto da arcada dentária, problemas bucais que podem surgir devido a falta de cuidado e, depois de avaliação, é feito um programa preventivo de acordo com a necessidade de cada criança.
É muito importante o primeiro contato com o odontopediatra, criamos um vínculo com o pequeno paciente onde a confiança é fundamental. Com a prevenção, a criança faz visitas regulares ao consultório despertando atitudes positivas, que são fundamentais para uma geração sem cáries. O resultado do trabalho depende da parceria entre dentistas e pais. Eles precisam estar dispostos a dar continuidade a prevenção em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário