O ideal é fazer a prevenção periódica e evitar os problemas bucais, porém, quando a cárie aparece, ou uma restauração precisa ser refeita, surge junto outro problema, que é encarar o barulho chato do “motorzinho”. Se o envolvido é uma criança o ruído pode gerar certo pânico. Mas a tecnologia presente nos consultórios já tem uma solução para este problema.
Tenho usado em meu consultório o aparelho CVC Dentus, que tem entre suas finalidades a remoção de cáries, selantes e restaurações , só que com a possibilidade de fazer os procedimentos sem o ruído do "motorzinho". Além disso, ele garante reparos mais conservadores, com maior preservação das estruturas sadias, e com mínimo desgaste do dente.
Outro diferencial é que na maioria das vezes os tratamentos podem ser feitos sem a necessidade de anestesia. Para nós que trabalhamos com criança o aparelho é sensacional. Isso porque além de não ter o temido “ barulhinho do motor ”, as pontas não cortam tecidos moles. Ou seja, mesmo que a criança se movimente inesperadamente e a ponta encoste na língua ou bochechas do paciente, não há perigo de ferimentos.
È fato que cada paciente tem um grau de sensibilidade, mas muitas vezes o uso do ultrassom é indolor. Apesar de muitos profissionais relatarem parecer haver algum processo de analgesia, provocada pelo CV Dentus , não existe qualquer evidência científica que comprove processos de analgesia produzido pelo ultrassom.
Os principais motivos apontados para a necessidade reduzida do uso de anestesia é por ocorrer um mínimo aquecimento do dente, além da pressão do aparelho no dente ser levee o movimento do ultrassom não transferir através dos canalículos dentários.
Os resultados que tenho tido com este aparelho no consultório são excelentes. As crianças estão mais tranqüilas, os pais satisfeitos e eu realizada, conseguindo cada vez mais reparos bem conservadores, com o mínimo desgaste do dente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário