quarta-feira, 25 de março de 2015

IAPD BRAZIL – II Regional Meeting








Na minha profissão temos que estar atualizados para podermos levar aos nossos pequenos a melhor técnica, o melhor material, enfim, as novidades que poderão fazer do tratamento um sucesso.
Nos dia 19 e 20 de março participei, em São Paulo, do IAPD BRAZIL- II Regional Meeting e tenho que deixar registrado que o evento foi perfeito. Parabenizo o presidente Dr. Marcelo Bönecker e toda a equipe, pois fizeram desse evento um sucesso.
Os ministradores eram professores com excelente didática e puderam passar muita informação da odontopediatria nacional e internacional.
O local do evento nos proporcionou conforto e isso fez toda diferença.
Deixo um agradecimento especial a Dra Cristina Zardetto, pela atenção que me foi dada na inscrição.
Não posso deixar de citar que a odontopediatria me trouxe amigas maravilhosas e, a cada encontro, além de compartilharmos experiências profissionais, nos divertimos muito. É sempre bom reencontrar professores e amigos. A cada uma de vocês que fizeram esses dias mais especiais, um beijo grande.
“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai na companhia dos amigos, com certeza vai mais longe.”
Agradeço algumas fotos que compartilhei do Gustavo Tello Meléndez. Você registrou tudo!!! Adorei.
Em breve posts  dos cursos. No momento fotos do evento.



sábado, 14 de março de 2015

Em março tem IAPD BRAZIL – II Regional Meeting



São Paulo sedia, nos dias 19 e 20 de março, o IAPD BRAZIL – II Regional Meeting. O evento é voltado para a odontopediatria e eu já fiz minha inscrição.
Será um grande evento científico para os profissionais que atendem crianças e querem estar por dentro do que acontece com a odontopediatria nacional e internacional.
De acordo com o Dr. Marcelo Bönecker, presidente do evento, a Associação Internacional de Odontopediatria (IAPD) é uma organização reconhecida pela promoção do intercâmbio de conhecimento cientifico e saúde oral em nível mundial. Em 2013 tivemos a IAPD pela primeira vez, em seus mais de 40 anos de história, realizando o Regional Meeting no Brasil. Com tamanho sucesso será realizado
novo meeting em São Paulo com uma nova parceria entre a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, o Centro Internacional de Ensino e Pesquisas Avançadas em Saúde, a Associação Brasileira de Odontopediatria e a Associação Paulista de Odontopediatria.
Segundo o Dr. Marcelo, eles visam desenvolver a troca de conhecimento através de palestras e debates entre grandes autoridades nacionais e internacionais e clínicos da odontopediatria, para atualização profissional. Haverá os quatro módulos centrais
e um debate, após cada módulo, para interação entre professores e participantes, no qual será abordado, no módulo inicial, a promoção da saúde oral na infância, e nos demais módulos as atuais propostas científicas ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes visando a excelência clínica.

A programação traz as seguintes palestras e palestrantes:
- Promoção da Saúde, com Richard Watt, chefe de departamento de Saúde Pública Odontológica na Universidade de Saúde Pública UCL, Inglaterra.

- Rio acima, Meio do Rio, Rio Abaixo, com Samuel Moyses, Ph.D.  em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres, Inglaterra.

- Estado de arte da Imaginologia do século XXI na Clínica Odontológica Contemporânea, com Dr. Israel Chilvarquer, professor Associado e Livre Docente da Fousp, diretor clínico do Indor Radiologia e do Instituto Branemark Bauru.

- Ortodontia precoce: manejo de espaço na dentição mista, com Jorge Luis Castillo Cevallos, presidente da  Associação Internacional de Odontopediatria (IAPD) (2013-2015), especialista em Odontopediatria e mestre em Ciências pela Universidade de Connecticut, USA.

- Materiais dentários e odontologia minimamente invasiva em Odontopediatria, com o Prof. Dr. Norbert Krämer, PhD na Universidade de Erlangen, Alemanha, presidente da Academia Europeia de Odontopediatria 2010 – 2012.

- Respiração Bucal e Odontopediatria, com Pedro Vinha, doutorando pelo programa de Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Cirurgia Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, diretor da NEOM-RB Pesquisa e Educação
em Odontologia.

- Direções futuras para o manejo de  trauma em crianças e adolescentes, com ênfase em novos materiais, ciência do desenvolvimento e ação multidisciplinar, com Monty Duggal, mestrado em Odontopediatria na Índia, chefe do Departamento de Saúde Oral da Criança – Leeds Dental Institute, Inglaterra, publicou mais de 130 artigos em periódicos internacionais.

Abordagem contemporânea da cárie na clínica infanto-juvenil: Fundamentos
e protocolos para a busca da excelência clínica, com
Fernando Borba, mestre e doutor em Odontopediatria pela FOUSP, São Paulo, professor responsável pela área de odontopediatria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FO. UFRGS, Porto Alegre.

Estarei presente e volto em breve com muitas novidades.



terça-feira, 10 de março de 2015

Prevenção odontológica – A realidade da odontologia para um futuro livre de cáries



Durante o CIOSP 2015 tive a oportunidade de ouvir novamente o Dr. Paulo Rédua e a Dra Flávia Konishi e, pela primeira vez, a Dra. Fernanda Nahás P. Correa.
Dr. Paulo disse que a prevenção é o futuro da odontologia e que ela deve começar no consultório. O perfil da clínica de odontopediatria deve ser voltado para a prevenção. É preciso conscientizar os pais da importância de um programa preventivo para que as crianças cresçam com uma saúde bucal satisfatória e sem a experiência de cárie.
De acordo com artigo publicado JADA, Vol 130, may 1999, 715-723, devemos enfatizar o valor das revisões odontológicas regulares, que irá beneficiar os pacientes e contribuir para a manutenção da sua saúde bucal. Vejam, a prevenção não é uma novidade é uma realidade antiga ,esse artigo é de 1999 e já podemos ter a certeza de que a prevenção é fundamental para a formação de gerações sem cáries.
O Dr. Paulo nos mostrou outro artigo de Ernesto P G. de Medeiros e Marcelo A. Galante que diz “A prevenção será a chave do futuro, pois com a acentuada ênfase em prevenção, as necessidades de restauração serão mínimas.”
A Dra. Flávia mais uma vez ressaltou a importância da orientação e do acompanhamento da gestante. Ações educativas e procedimentos de assistência à gestante com o olhar voltado para o bebê. De acordo com ela, os dentistas precisam desempenhar um papel pró-ativo na manutenção da saúde bucal durante a gestação, pois a gravidez é um momento único na vida da mulher, acompanhada por uma variedade de alterações fisiológicas, anatômicas e hormonais que podem afetar a saúde oral. Portanto não se deve negar o tratamento a uma gestante. A grande dificuldade na implantação de um serviço odontológico no pré-natal advém das crenças que decorrem da associação entre gestação e a odontologia.
Segundo a Dra. Flávia os achados são consistentes  ao demonstrarem a existência de associação entre a saúde bucal da mãe e da criança. O pré-natal odontológico nos traz a possibilidade de melhorar as chances oferecidas a toda uma geração, de nascer e crescer em saúde bucal, sem ter que suportar o peso dos problemas e tratamentos que sofreram os mais velhos.
Dra. Fernanda enfatizou a melhora na saúde bucal, mas que ainda há necessidade de muito mais. Educar o paciente e seus pais é fundamental para que a criança não tenha cárie. Essa educação deve ser contínua para que os pais não esqueçam. O SUCESSO DA PREVENÇÃO DEPENDE DA ATUAÇÃO EM CASA.
Eu sempre digo aos pais dos meus pequenos que sozinha não conseguirei manter a saúde bucal deles.
De acordo com a Dra. Fernanda o consumo de açúcar é provavelmente o indicador mais poderoso para risco de cárie em crianças que não tem exposição regular ao flúor. Há uma necessidade urgente de desenvolvimento de programas de saúde materno-infantil, onde as ações educativas e preventivas incluam a atenção a saúde bucal. (FRAIZ, 1993)
Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido. (Arthur Lewis)

Prevenção Odontológica – Uma atitude Inteligente, sempre!!!