O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo é sem dúvida o maior evento da área odontológica no Brasil. Em um mesmo local profissionais de todas as áreas da odontologia podem se atualizar e encontrar materiais necessários para sua especialidade.Um evento que chama atenção de representantes e profissionais inclusive de outros países.
Andando pela feira comercial este ano, percebi que a maioria dos "stands" estão relacionados a implantes, próteses, materiais restauradores, como nos anos anteriores. Os cursos oferecidos abrangem todas as áreas , mas a maior quantidade é de tratamento curativo( endodontia, periodontia, implantodontia, etc...).Infelizmente essa é a realidade da nossa odontologia, relacionada é claro, a realidade social do nosso País.
As pesquisa nos mostram que conseguimos diminuir a quantidade de dentes cariados, mas falta muito para ficar ideal. No meu consultório, e nas escolas que trabalho, tenho tentado conscientizar os pais da importância da prevenção odontológica como fator fundamental para uma geração sem cáries. Mas é um trabalho muito difícil...Muitos ainda acham um gasto desnecessário.
PREVENIR, para quê? Para termos mais saúde. Quer motivo mais importante do que este? A prevenção é importante não somente na área odontológica, mas em todas as áreas da saúde. Mas porque é tão difícil conscientizar a população?
Segundo a Organização Mundial de Saúde cada dólar gasto em prevenção odontológica, economizamos 37 dólares em tratamento curativo.
Já consegui formar em meu consultório uma geração sem cáries e essa é minha maior realização profissional. Acredito que se tivermos incentivo do governo para prevenção, e divulgação da importância deste fator, iremos conseguir mais gerações sem cárie. Precisamos de mais profissionais e de mais pais divulgando a prevenção odontológica; precisamos do governo divulgando a prevenção e precisamos de convênios se importando com a prevenção.
Será que conseguiremos um dia? Sempre iremos precisar do implantodontista, do endodontista, do periodontista, do ortodontista e das outras áreas que a odontologia oferece, mas sinceramente, espero que um dia estes profissionais sejam procurados não pela falta de higiene, pela quantidade de cáries, pela dor no dente, por extração de um dente cariado que não tem como se recuperado, ou ainda, por uma infecção devido á cárie, e que pode chegar a outros órgãos do corpo. Espero que eles sejam procurados por outros fatores. Este fatores existem? Sim, eles existem e merecem um post especial.
Voltando ao assunto Congresso achei a mudança de local muito boa. Este ano tivemos ar condicionado na feira comercial, que não havia nos anos anteriores no Anhembi, e certamente as pessoas não tiveram problemas na Praça de alimentação. A organização do evento está de parabéns. Até 2012, com certeza farei o possível para estar lá.